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Os dez jogos mais caros da história!
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Os dez jogos mais caros da história!
Um artigo publicado pelo site Digital Battle revela, em números, o quanto os jogos têm se aproximado dos filmes em termos de custos de produção, listado os dez mais caros do mundo.
Alguns chegam a superar "blockbusters" dos cinemas, o que só comprova que a época quando se gastava US$ 200 mil para se desenvolver um "Doom", de 1993, já passou. Hoje em dia, esse valor mal banca os custos de um mês de produção.
A lista começa na décima posição, ocupado por "Killzone 2". Um dos mais esperados títulos para PlayStation 3 teve um orçamento final de US$ 45 milhões.
Especula-se que o jogo possa ter custado aos cofres da Sony mais de US$ 56 milhões, mas esse valor nunca foi confirmado pela produtora Guerrilla nem pela distribuidora.
"Final Fantasy XII" foi o nono jogo de maior orçamento da história. Os US$ 48 milhões gastos só comprovam que para trazer qualidade e valorizar o produto é preciso muito investimento. Essa foi uma das produções mais caras vindas do Japão, mas que poderia facilmente perder para "Final Fantasy XIII". Os custos de produção do RPG para PlayStation 3 e Xbox 360 são estimados em mais de US$ 70 milhões, mas nunca foi oficializado, e por isso não faz parte do top 10.
Criminalidade nas ruas
Ainda não lançado, "LA Noire" já é considerado um dos "mais caros jogos em produção atualmente" por Tom Cargo, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos da Austrália, ocupando a oitava colocação com US$ 50 milhões de verba. Rockstar vem dando a produtora australiana Team Bondi uma verba bem gorda, talvez até acima de US$ 50 milhões, para garantir que a Los Angeles dos anos 40 seja fielmente recriada.
Na sétima colocação outro título ainda não lançado. "APB - All Points Bulletin" vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos, e a própria Realtime Worlds já citou anteriormente que este é o jogo mais caro que eles criaram - na casa dos US$ 50 milhões. Dave Jones, criador de GTA e fundador da Realtime Worlds, já garantiu uma verba extra de US$ 50 milhões, que será usada a cada ano para suporte e expansão do jogo online sem limite de jogadores.
Com mais de US$ 55 milhões gastos em sua produção, "Halo 3" aparece na sexta posição. A Bungie poderia até ter gasto mais, visto que a Microsoft bancaria todos os custos necessários para garantir um título arrasa-quarteirão. Mas a verba certamente foi muito bem utilizada, levando em conta a qualidade alcançada. Os custos de produção acabam até parecendo pouco perto dos US$ 200 milhões gastos pela Microsoft apenas para promover o jogo. Levando em conta que o título arrecadou US$ 300 milhões apenas em uma semana e que até janeiro de 2008 havia vendido 8,1 milhões de cópias, não há dúvida de que a companhia recuperou seu alto investimento, e de quebra ainda impulsionou as vendas do seu console.
Ação, RPG e simulador
"Metal Gear Solid 4" inicia a seleção dos "cinco mais" com seu orçamento de US$ 60 milhões, digno de um filme que Hideo Kojima adoraria produzir. O título levou anos para ser produzido, e o resultado final todos já conhecem: horas de cenas não interativas e a valorização do produto com os gráficos mais impressionantes da época. O valor estimado de US$ 60 milhões foi dividido entre a Kojima Productions (Konami) e a Sony.
"Too Human" foi um título cujo orçamento sofreu deveras com seus atrasos. Inicialmente planejado para ser um jogo de quatro discos para PlayStation, passando depois para GameCube e posteriormente totalmente refeito para o Xbox 360, o game teve um dos piores e mais longos ciclos de produção da história da indústria. A licença do Unreal Engine 3 e o posterior conflito com a Epic fizeram a companhia deixar de lado o motor gráfico em prol de seu próprio motor gráfico, atrasando ainda mais seu ciclo. No final, um valor estimado de mais US$ 60 milhões, podendo ter chegado a US$ 80 milhões, foi gasto na produção, o que garante a "Too Human" a quarta colocação.
Na terceira posição, aparece um dos talvez mais injustiçados jogos da história da indústria: "Shenmue". A Sega gastou cerca de US$ 70 milhões no título de Dreamcast, mas jamais chegou sequer perto de recuperar seu investimento. Esse também teve um longo ciclo de produção (quase dez anos), começando no Sega Saturn e sendo concluído na geração seguinte. O jogo trazia uma vasta área para exploração, sistema climático completo e muitas funções e detalhes que jogos de hoje não têm.
Embora o próximo da lista tenha tudo a ver com o conceito de "chegar em primeiro", "Gran Turismo 5" aparece na segunda posição dos games mais caros já produzidos. A verba de US$ 80 milhões será alcançada após cinco anos de desenvolvimento e mais de mil carros modelados com extrema fidelidade. Em meados de 2008, o projeto da Polyphony Digital já tinha custado US$ 60 milhões, e o valor estimado total será batido quando o game estiver pronto.
Blockbuster
O primeiro lugar não poderia ser outro, afinal sua verba não é surpresa. Durante a produção de "Grand Theft Auto IV", a Rockstar Games havia mencionado gastos em torno de US$ 100 milhões para produzir o que atualmente é considerado o mais caro game em toda a história do setor. Também não é para menos: mais de mil pessoas trabalharam no título multiplataforma durante três anos e meio, estudando a cidade de Nova York com câmeras, gravando tráfego durante meses e contatando mais de duas mil pessoas para obter direitos para as centenas de músicas disponíveis nas rádios do jogo. Estima-se que o valor pago por cada faixa foi de US$ 10 mil, e isso não inclui royalties e licença. O resultado é um dos maiores sucessos comerciais de todos os tempos, arrecadando US$ 500 milhões em sua primeira semana e vendendo mais de 13 milhões de unidades.
Alguns chegam a superar "blockbusters" dos cinemas, o que só comprova que a época quando se gastava US$ 200 mil para se desenvolver um "Doom", de 1993, já passou. Hoje em dia, esse valor mal banca os custos de um mês de produção.
A lista começa na décima posição, ocupado por "Killzone 2". Um dos mais esperados títulos para PlayStation 3 teve um orçamento final de US$ 45 milhões.
Especula-se que o jogo possa ter custado aos cofres da Sony mais de US$ 56 milhões, mas esse valor nunca foi confirmado pela produtora Guerrilla nem pela distribuidora.
"Final Fantasy XII" foi o nono jogo de maior orçamento da história. Os US$ 48 milhões gastos só comprovam que para trazer qualidade e valorizar o produto é preciso muito investimento. Essa foi uma das produções mais caras vindas do Japão, mas que poderia facilmente perder para "Final Fantasy XIII". Os custos de produção do RPG para PlayStation 3 e Xbox 360 são estimados em mais de US$ 70 milhões, mas nunca foi oficializado, e por isso não faz parte do top 10.
Criminalidade nas ruas
Ainda não lançado, "LA Noire" já é considerado um dos "mais caros jogos em produção atualmente" por Tom Cargo, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos da Austrália, ocupando a oitava colocação com US$ 50 milhões de verba. Rockstar vem dando a produtora australiana Team Bondi uma verba bem gorda, talvez até acima de US$ 50 milhões, para garantir que a Los Angeles dos anos 40 seja fielmente recriada.
Na sétima colocação outro título ainda não lançado. "APB - All Points Bulletin" vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos, e a própria Realtime Worlds já citou anteriormente que este é o jogo mais caro que eles criaram - na casa dos US$ 50 milhões. Dave Jones, criador de GTA e fundador da Realtime Worlds, já garantiu uma verba extra de US$ 50 milhões, que será usada a cada ano para suporte e expansão do jogo online sem limite de jogadores.
Com mais de US$ 55 milhões gastos em sua produção, "Halo 3" aparece na sexta posição. A Bungie poderia até ter gasto mais, visto que a Microsoft bancaria todos os custos necessários para garantir um título arrasa-quarteirão. Mas a verba certamente foi muito bem utilizada, levando em conta a qualidade alcançada. Os custos de produção acabam até parecendo pouco perto dos US$ 200 milhões gastos pela Microsoft apenas para promover o jogo. Levando em conta que o título arrecadou US$ 300 milhões apenas em uma semana e que até janeiro de 2008 havia vendido 8,1 milhões de cópias, não há dúvida de que a companhia recuperou seu alto investimento, e de quebra ainda impulsionou as vendas do seu console.
Ação, RPG e simulador
"Metal Gear Solid 4" inicia a seleção dos "cinco mais" com seu orçamento de US$ 60 milhões, digno de um filme que Hideo Kojima adoraria produzir. O título levou anos para ser produzido, e o resultado final todos já conhecem: horas de cenas não interativas e a valorização do produto com os gráficos mais impressionantes da época. O valor estimado de US$ 60 milhões foi dividido entre a Kojima Productions (Konami) e a Sony.
"Too Human" foi um título cujo orçamento sofreu deveras com seus atrasos. Inicialmente planejado para ser um jogo de quatro discos para PlayStation, passando depois para GameCube e posteriormente totalmente refeito para o Xbox 360, o game teve um dos piores e mais longos ciclos de produção da história da indústria. A licença do Unreal Engine 3 e o posterior conflito com a Epic fizeram a companhia deixar de lado o motor gráfico em prol de seu próprio motor gráfico, atrasando ainda mais seu ciclo. No final, um valor estimado de mais US$ 60 milhões, podendo ter chegado a US$ 80 milhões, foi gasto na produção, o que garante a "Too Human" a quarta colocação.
Na terceira posição, aparece um dos talvez mais injustiçados jogos da história da indústria: "Shenmue". A Sega gastou cerca de US$ 70 milhões no título de Dreamcast, mas jamais chegou sequer perto de recuperar seu investimento. Esse também teve um longo ciclo de produção (quase dez anos), começando no Sega Saturn e sendo concluído na geração seguinte. O jogo trazia uma vasta área para exploração, sistema climático completo e muitas funções e detalhes que jogos de hoje não têm.
Embora o próximo da lista tenha tudo a ver com o conceito de "chegar em primeiro", "Gran Turismo 5" aparece na segunda posição dos games mais caros já produzidos. A verba de US$ 80 milhões será alcançada após cinco anos de desenvolvimento e mais de mil carros modelados com extrema fidelidade. Em meados de 2008, o projeto da Polyphony Digital já tinha custado US$ 60 milhões, e o valor estimado total será batido quando o game estiver pronto.
Blockbuster
O primeiro lugar não poderia ser outro, afinal sua verba não é surpresa. Durante a produção de "Grand Theft Auto IV", a Rockstar Games havia mencionado gastos em torno de US$ 100 milhões para produzir o que atualmente é considerado o mais caro game em toda a história do setor. Também não é para menos: mais de mil pessoas trabalharam no título multiplataforma durante três anos e meio, estudando a cidade de Nova York com câmeras, gravando tráfego durante meses e contatando mais de duas mil pessoas para obter direitos para as centenas de músicas disponíveis nas rádios do jogo. Estima-se que o valor pago por cada faixa foi de US$ 10 mil, e isso não inclui royalties e licença. O resultado é um dos maiores sucessos comerciais de todos os tempos, arrecadando US$ 500 milhões em sua primeira semana e vendendo mais de 13 milhões de unidades.
Diig's Pride- Administrador
- Número de Mensagens : 310
Idade : 32
Re: Os dez jogos mais caros da história!
Um dia os games vão dominar o mundo.
Um dia...
Um dia...
Éric Akira- Moderador
- Número de Mensagens : 1630
Idade : 31
Re: Os dez jogos mais caros da história!
rsrsrs
Bom.. eles com certeza já são mais caros do que produzir um filme xD
Bom.. eles com certeza já são mais caros do que produzir um filme xD
Diig's Pride- Administrador
- Número de Mensagens : 310
Idade : 32
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